sexta-feira, agosto 27, 2010

Moda e Padrão de Beleza, como funcionam?



Quando iniciei aqui no Blog, eu pensei em falar sobre beleza, além de falar de que não é preciso seguir a televisão e as revistas para ter estilo, como falei no primeiro post. Não imaginei que eu iria abordar o assunto tão cedo, mas é bom, porque assim, as coisas ficam mais claras. Bom, vamos ao assunto:


Significados vindos do dicionário Aurélio que foi revisado conforme o acordo ortográfico:


 
Mo.da:
sf1. Uso, hábito ou estilo ger. aceito, variável com a época, e resultante de determinado gosto, meio social, região, etc. 2. Uso passageiro que regula a forma de vestir, etc. 3. Arte técnica do vestuário. 4. Maneira, modo. 5. Bras. Modinha;
 
Pa.drão:
sm. 1. Modelo oficial de pesos e medidas. 2. Aquilo que serve de base ou norma para avaliação; medida. 3. Objeto que serve de modelo à feitura do outro. 4. Desenho decorativo estampado em tecido ou noutra superfície. 5. Fig. Modelo, exemplo, protótipo;
 
Be.lo:
adj. 1. Quem tem forma perfeita e proporções harmônicas. 2. Agradável aos sentidos. 3. Elevado; sublime. 4. Bom, generoso. 5. Aprazível; sereno. 6. Próspero, feliz. 7. Considerável pelo número, quantidade ou dimensões. 8. Lucrativo, vantajoso. ● sm. 9. Caráter ou natureza do que é belo.

Puxando um gancho...


 
Per.fei.ção:
sf. 1. Qualidade ou caráter de perfeito. 2. Ausência de quaisquer defeitos.
● 
Per.fei.to:
adj. 1. Que reúne todas as qualidades positivas concebíveis, ou atingiu o mais alto grau numa escala de valores. 2. ótimo, excelente. 3. Executado ou fabricado com perfeição. 4. Completo, total; rematado, acabado. ● sm. 5. Gram. Tempo verbal que exprime coisa já passada em relação à certa época.

Agora, eu pergunto:


a)
Existe perfeição?
b)
O que é belo para você?
c)
Padrão de beleza existe?
d)
Como é o mundo da moda com padrão de beleza? Existe?

Eu respondo.


a)
Não, não existe perfeição, pois não existe qualquer pessoa no mundo ou objeto que não possui defeitos. Mas, eu digo, que perfeito existe, pois perfeito é aquilo que atingiu o mais alto grau numa escala de valores. O perfeito não mostra que não contém defeitos.

b)
Belo, para mim, não tem padrão, pois cada pessoa tem um conceito sobre belo. É opinião, é gosto. Como pode existir padrão para beleza se isso cabe a cada um achar belo o que bem entende? O belo de forma perfeita e proporções harmônicas atingiu esse nível por ser o mais alto grau numa escala de valores. Significa, que esse belo tem defeitos. Afinal, não é perfeição, é perfeito.

c)
Não, não existe. Se cada um pode achar qualquer coisa belo, como pode existir um padrão para isso? Mas, eu digo, que no mundo em que vivemos, através da mídia, nós temos sim um padrão de beleza. Qual ele? Mulheres magérrimas, altas, branquelas de cabelo liso.

d)
Não, não existe. E eu confirmo que não existe por completo, pois as modelos que a Argentina contrata não são magérrimas, são rechonchudinhas.

Em qualquer desfile, de qualquer parte do mundo, não podem, jamais contratar mulheres somente de pele branca, aliás, para qualquer coisa. Seria preconceito se não contratassem mulheres de outra cor. Por sinal, eu te pergunto: Existe cor pura no mundo? Eu acredito que se existe, é muito raro. [Geeeeeeeeeeeeeeentem, acordem! Não vivemos mais na Pangeia.].

Os cabelos, qualquer modelo contratada para um desfile pode ter qualquer tipo de cabelo, pois existe cabeleireiros para fazerem os penteados que a (o) estilista pede.

Altura. Todas as modelos não possuem o mesmo tamanho. Não são iguais. NÃO SÃO IGUAIS.


Concluindo...


A moda, como vocês viram. Ela muda, muda conforme o tempo passa. Meses atrás, a protagonista lá, de uma novela... era negra e de cabelos cacheados. Ela influenciou a moda. Ela mostrou para as mulheres que teimam com seus cabelos encaracolados que podem sim mostra - los, assumi - los.

Por fim, se você, mesmo sabendo sobre isso tudo, acreditar em padrão de beleza dentro da moda. Querida (o), sinto dizer: você é BURRA (O) e MANIPULADA (O) pela mídia! Agora, se você nunca analisou tão afundo o assunto e achava/acha que padrão de beleza na moda existe, eu te digo que és apenas ignorante.

A beleza está na mulher que tem auto estima elevada, que é confiante, determinada, inteligente, carinhosa, feliz, que toma banho, que usa desodorante, que escova os dentinhos, que cuida da saúde do cabelo, das unhas, da pele e do corpo. E eu ainda enfatizo, lá na França não se toma muito banho, lá no Oriente não se depilam muito e, mesmo assim, existe homens que adoooooram as mulheres desses lugares. Como funciona esse negócio de atração? Atração por mulheres peludas? Meu Deus! Olha, não sei, mas as outras qualidades delas devem ser muito bem reconhecidas. Devem estar num
alto grau numa escala de valores, para eles esquecerem desse detalhe.

3 comentários:

  1. Eu repeti sim, algumas coisas, justamente para enfatizar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!!
    Deu pra entender bem os "padrões" que não existem!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, gurias.
    Beijos :* Bom final de semana ^^

    ResponderExcluir

E aí?! Cabe na sua Penteadeira? Conte-nos!